BANCO MODAL | SEDE SÃO PAULO

Categoria: Corporativo | Cliente: Banco Modal e ModalMais | Endereço: São Paulo, Brasil | Área do projeto: 2.000m² | Ano do projeto: 2017

Equipe: MARCOZERO Estudio, Piratininga Arquitetos Associados | Fotos: Manuel Sá

O banco, original do Rio de Janeiro, passava por uma grande expansão na cidade de São Paulo e buscava uma nova casa que abrigasse tanto o programa tradicional quanto a nova área de fintechs. O local escolhido caracteriza-se por uma planta ampla de 2.000m² com core central e vistas estratégicas que focam tanto a Av. Faria Lima quanto a Av. Juscelino Kubitschek, região comercial em área nobre da cidade.

O desafio específico deste projeto foi balancear espaços com características mais formais, como a área do banco, reuniões e recepção, com áreas que pedem novas formas de trabalho, como as áreas da corretora ModalMais, de TI, marketing e estúdio de filmagem. A setorização destes espaços em áreas específicas da planta auxilia tanto na organização quanto nas circulações internas e acessos ao escritório.

O banco, localizado na face leste da planta, é composto por open space com 42 postos de trabalho e phone booths, espaços com maior privacidade e controle de ruído. Perpendicular as estações foram projetadas grandes paredes organizadoras. No primeiro trecho sendo o pool de impressoras e apoio de papelaria, a parte central é composta por armários e prateleiras que permitem o armazenamento e na outra extremidade, gabinetes fechados e araras para organização de blazer, paletós e malas.

Seguindo no sentido horário da planta, vamos de encontro ao espaço do café e refeitório. Estrategicamente posicionado para separar as áreas de banco e corretora, o café tem capacidade para cerca de 30 lugares sentados e potencial para abrigar reuniões informais e eventos.

Passando pelo “aquário” do TI e desenvolvimento, está a corretora ModalMais situada na face oeste do prédio. Sendo a área mais densa do escritório, tendo em seu open space mais de 150 postos de trabalho, o setor necessita de sua própria copa de apoio e outras duas cabines de phone booths. A corretora necessita de com controle restrito de acesso, assim divisórias de vidro adesivado foram projetadas pensando em uma permeabilidade visual moderada, criando certa privacidade, mas permitindo que a troca de luminosidade entre ambientes exista.

Finalizando a volta 360 graus da planta, localiza-se a ala das salas de reunião onde 9 salas, com tamanhos variados, se agrupam reforçando a setorização do projeto. Ao centro das 3 salas principais, o foyer recebe clientes em um ambiente mais elegante e espaçoso. Café da manhã e almoços para clientes e parceiros são previstos para está área e também para as 3 salas que, dependendo da necessidade, podem se unificar, através de divisórias articuladas acústicas, em um grande espaço de reunião ou convenção. Um pequeno museu Modal ganha destaque em uma das faces do foyer.

Quem passa pelo escritório do Banco Modal pode ser direcionado diretamente ao setor das reuniões sem ter que passar pelo staff ou qualquer outra área do conjunto. A recepção permite dois acessos. Caso a área do foyer já esteja sendo utilizada, a recepção conta com uma confortável área de espera com caráter de sala de estar, que recebe, de forma convidativa, o visitante.