ESPAÇO CORPORATIVO DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Categoria: Corporativo | Cliente: N/A | Endereço: São Paulo, Brasil | Área do projeto: 2.000m² | Ano do projeto: 2017

Equipe: MARCOZERO Estudio, Piratininga Arquitetos Associados | Fotos: N/A

.... Na placa, isolado, o neurônio não consegue fazer muita coisa. Mas coloque 302 neurônios juntos, e eles se tornam um sistema nervoso capaz de manter vivo o verme Caenorhabditis Elegans, sondar o ambiente, tomar decisões e enviar comandos para o corpo do organismo. Junte 100 bilhões de neurônios – com 100 trilhões de conexões – e terá um cérebro humano, capaz de fazer muito, mas muito mais.

Carl Zimmer

Scientific American

Promover e ampliar a quantidade e o poder das conexões foi o que nos inspirou nesse projeto.

A tecnologia do processador é uma referência. O processador é a inteligência que coordena as conexões entre os diversos componentes para que trabalhem em harmonia. O processador é o centro.

A energia criativa para produção do conhecimento é a conexão entre pessoas. A conexão entre pessoas é o centro. O projeto deve promover essas conexões e criar um ambiente para que elas se expandam através da sua interação com a tecnologia. E dessa forma, gerar conhecimento e novas formas de fazer as coisas que, por sua vez, alimentarão novas conexões em um ciclo criativo.

O projeto define como seu centro pulsante o espaço do encontro. A Arena/Praça.

A Arena, nas suas diversas configurações e possibilidades de subdivisões (até 4 salas), é dotada de todos os recursos de áudio e vídeo para permitir workshops, apresentações, treinamentos, eventos de lançamento, encontros informais ou relaxamento. Ela comporta um público de até 150 pessoas na sua configuração de uma única sala no formato auditório.

Suas paredes são compostas de leves painéis escrevíveis de policarbonato de fácil movimentação, para criar o ambiente mais adequado para a necessidade de cada grupo. Na sua configuração aberta se torna uma grande praça de encontro para os usuários e visitantes deste centro tecnológico, com uma visão privilegiada para compreensão do conceito do ambiente.

O forro flutuante é acústico, bem como o carpete que reveste o piso, e dessa forma atenuam o ruído gerado pelas atividades. Algumas placas do forro flutuante são luminárias para iluminação geral, complementada por um sistema configurável para atender cada tipo de evento.

A iluminação geral de todo o complexo marca e reforça as circulações colaborando na compreensão espacial.

Contiguas a Arena se organizam as áreas colaborativas e de coworking confirmando a vocação de encontro e compartilhamento de toda essa região do projeto. Para essas estações foram utilizados móveis de diferentes tipos (sofás, mesas, cadeiras), que oferecem a possibilidade de concentração para realizar trabalhos individuais ou ambiente de compartilhamento para reuniões de equipes.

No entorno da área da Arena se situam os escritórios panorâmicos. Colocamos nesses lugares os setores da empresa para os quais a mobilidade e compartilhamento são recursos interessantes e que devem se beneficiar da proximidade tanto da Arena como das áreas colaborativas.

Reforçando a importância do papel da tecnologia para a concepção do projeto como promotor de conexões, a sala dos servidores tem localização privilegiada. Visualmente e pela proximidade, é uma extensão das atividades da conexão entre pessoas que tem por símbolo a Arena. Sua presença é valorizada como o instrumento de integração, ampliação e poder das conexões. Ela é o símbolo da conectividade.

Quando da necessidade de maior privacidade são oferecidos phone booths junto das áreas colaborativas e de escritórios panorâmicos. As reuniões com necessidade de maior isolamento acontecem em salas fechadas por divisórias acústicas, logo atrás da recepção, de forma que quando necessário, um visitante pode ser recebido sem a necessidade de entrar nas áreas de trabalho.

A recepção é ampla e condizente com a imagem corporativa da empresa. Atrás da recepção, um videowall faz o limite com a área das salas de reuniões e serve para comunicar o que de interessante se relaciona com as atividades da companhia.

Contigua a recepção está a área de café, encontros informais e relaxamento para uso de todos os frequentadores do espaço. Essa área se estende através de um acesso para o jardim. Sua posição é de fácil acesso para colaboradores e visitantes, ao mesmo tempo que resguarda as outras áreas do som das conversas e dos jogos. Sua localização permite também que em dias de eventos na Arena essa área sirva como um foyer informal e de suporte para coffee breaks.

O conjunto das salas dos colaboradores está em um local e tem uma qualidade de instalação que demostram a importância desses parceiros para a empresa. Estão próximos à Arena, às áreas colaborativas e vizinho da sala dos servidores. Suas paredes internas são removíveis prevendo projetos que exijam equipes maiores e, eventualmente, integrando empresas diferentes.

E finalmente as áreas que necessitam maior privacidade (homologações, algoritmos e segurança) ficaram em um setor mais isolado e com acesso por uma circulação secundária. A salas de servidores está localizadas de forma a ter fácil acesso às docas e evitar perturbação das áreas de trabalho nos casos de transporte ou manutenção.